Será realizada nesta terça (10), às 18h, na sede do Instituto dos Arquitetos de Minas Gerais (IAB-MG), reunião de Eleição dos membros do IV Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 


A programação da reunião é a seguinte: 

 

  • 18 h – Abertura e apresentação de um pequeno histórico do Colegiado.

  • 18h45 – Reunião por segmento e eleição de 6 entidades para representar o segmento no Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil da RMBH – 2013/2015

  • 19h45 – Posse e 1ª reunião do IV Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil da RMBH.


Atenção:Solicitamos que os candidatos a uma vaga no Colegiado levem os seguintes documentos da entidade: cópia do Estatuto e cópia da Ata de Posse da diretoria atual.   Esses documentos serão conferidos pelos próprios componentes do segmento.


Memória:


O Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil foi criado na 1ª Conferência Metropolitana em 2007 e tem como objetivo assessorar e conferir mais legitimidade à representação dos dois representantes da sociedade civil no Conselho Deliberativo da RMBH. Esses dois representantes e seus respectivos suplentes, por sua vez, prestam contas ao Colegiado.


O Colegiado é composto por 30 entidades, sendo 6de cada um dos 5 segmentos: Empresários, ONGs, Sindicatos de trabalhadores, Movimentos populares e de Ensino e representação profissional.A eleição da sociedade civil ocorre na Conferência Metropolitana que acontece a cada 2 anos. Sendo que cada segmento vota nas 6 entidades que o representam.


O Colegiado é orientado pelos princípios pactuados entre seus membros, o Colegiado Metropolitano tem tido atuação decisiva e reconhecida no processo metropolitano, tendo feito em 2008 a proposta de “Re-organização Territorial da RMBH” que, submetida à Assembleia Metropolitana e ao Conselho Deliberativo, foi o fundamento do Termo de Referência para contratação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado,PDDI.


Esclarecemos que o Colegiado é composto por representantes de entidades, enquanto a Frente pela Cidadania, pode ter pessoas físicas, entidades as mais diversas, inclusive governamentais e os Conselheiros Metropolitanos e suas respectivas entidades, são automaticamente membros do Colegiado.