O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande dos Sul (SAERGS) celebrou suas quatro décadas de existência, na última terça (17/12) à noite, na sede do Palácio da Justiça. Foram entregues os troféus aos agraciados com o Prêmio de Arquiteto e Urbanista do Ano e a nova diretoria do SAERGS foi apresentada. Estavam presentes autoridades estaduais e municipais, além dos ex-diretores do Sindicato, representantes de entidades parceiras e universidades e ainda profissionais de arquitetura e urbanismo.
Durante o evento, o diretor Bruno Mello relembrou os 40 anos de história do SAERGS, fez um balanço das atividades da gestão atual e falou ainda sobre o futuro do Sindicato. “O discurso que o SAERGS deve oferecer às suas bases é o único que somente o sindicato pode oferecer: o do emprego, do combate à precarização, do respeito ao salário, da ampliação dos postos de trabalho, da transformação social e do combate às desigualdades sociais”, afirmou Bruno.
A nova gestão eleita para o período de 2014/2016 à frente do Sindicato foi apresentada oficialmente. Em seu discurso, a presidente eleita, Andréa dos Santos, relembrou emocionada da trajetória inspiradora do avô Elias Ignácio de Medeiros – militante da classe ferroviária durante a ditadura militar. “Meu avô e outros milhares de brasileiros garantiram que o povo brasileiro não adormecesse permitindo que hoje possamos estar com liberdade lutando sempre por um país melhor, seja nas manifestações sociais, seja na arquitetura e urbanismo”, afirmou a presidente eleita.
Premiação de Arquiteto e Urbanista de 2013
A Arq. e Urb. Vera Fabrício de Carvalho foi premiada na categoria “Arquiteto e Urbanista do Ano – trajetória profissional”. Na categoria “Arquiteto e Urbanista do Ano – Obra, ação ou trabalho destaque do ano” o vencedor foi o Projeto Arquitetura e Comunidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FEEVALE. O prêmio foi entregue à líder do projeto, Arquiteta e Urbanista Alessandra Brito. Na categoria “Arquiteto e Urbanista do Ano – jovem profissional”, a agraciada com a distinção foi Camila Thiesen.