O Projeto está a ser estudado e pode vir a custar mais de 240 milhões de euros. SkyCicle é visto como uma “utopia”: “sem autocarros, carros ou stress”. Ele teria 219 quilómetros de extensão e pretende pairar sobre as ruas de Londres. O SkyCycle é uma rede de ciclovias desenhada pelo arquiteto britânico Norman Foster e, caso seja aprovada para construção, vai custar mais de 200 milhões de libras (cerca de 240 milhões de euros). 

 

A arrojada proposta quer ligar, numa primeira fase, a zona Este de Londres à Liverpool Street Station. “Se aprovadas, as dez rotas seriam construídas acima das linhas ferroviárias existentes e levariam cerca de 20 anos a completar”, informa o site da rádio e televisão britânica BBC.

 

O projeto, que permitiria o uso da bicicleta num caminho livre de carros, está a ser estudado pelas “partes interessadas”, por forma a ter algum “feedback” antes de ser submetido para candidatura. “Acredito que as cidades onde se pode caminhar ou andar de bicicleta em vez de conduzir são lugares mais simpáticos para se viver”, disse o arquiteto Foster.

Ainda de acordo com a BBC, a rede de ciclovias, ainda conceitual, pode atingir “quase seis milhões de pessoas” que vivem na zona de influência. Para dar resposta ao tráfego de bicicletas — que, estima-se, podia chegar aos doze mil ciclistas por hora —, o SkyCycle foi pensado para ter mais de duzentas rampas de acesso, espalhadas por toda a cidade. Em média, as deslocações de bicicleta pela cidade diminuiriam até meia hora.

 

 

“SkyCycle é uma abordagm lateral para encontrar espaço numa cidade congestionada. Utilizando os corredores acima das linhas ferroviárias suburbanas, poderíamos criar uma rede ‘word-class’ de segurança”, continuou Foster. Já Sam Martin e Oli Clark, do Exterior Architecture, definem o projecto como “uma utopia”: “sem autocarros, carros ou stress”.

Já o porta-voz da Network Rail, a autoridade responsável pela rede ferroviária do Reino Unido, garantiu apoiar os planos. “Vamos manter a ligação com todos os envolvidos, enquanto a ambição por este projecto inovador se desenvolve.”