A primeira Imersão de Formação Sindical – Regional Sul – ocorreu no último sábado (1). O evento foi realizado na sede do Cau/PR e contou com presença de integrantes do SindArq/PR,SindArq/SC e SAERGS.

 

Pela manhã, o arquiteto e urbanista Claudio Maiolino, conselheiro do CAU/PR e diretor do Sindarq/PR, ministrou sobre Legislação Profissional e os presentes puderem acompanhar e compreender melhor a importância de fortalecer as entidades de Arquitetura e Urbanismo e também criar maneiras de fazer com que a sociedade conheça melhor o papel da profissão. Para ele, a forma mais eficaz de se fazer isso é melhorando o atual sistema de ensino da Arquitetura e Urbanismo. “A formação profissional nestes últimos anos tem sido ampliada devido à grande quantidade de faculdades de oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo. Por isso é preciso prezar cada vez mais pela qualidade dos arquitetos que estamos formando”, afirma.

 

Em seguida, o assessor jurídico da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas(FNA), o advogado Filipe Diffini palestrou sobre Legislação Sindical, abordando temas como: Registro da entidade, Contribuição Sindical, Salário Mínimo profissional, Acordos Coletivos e homologações de recisões. Assim, os integrantes dos sindicatos esclareceram dúvidas sobre esses assuntos e inteiraram-se melhor das atribuições das entidades.

 

Durante o período da tarde, foi a vez do vice presidente da FNA e diretor do SAERGS, Cícero Alvarezconversar com os presentes sobre as formas de atuação e defesa do profissional, como Assistência técnica e habitação de interesse social; capacitação profissional e relações com demais entidades profissionais e sindicais. Além disso, Alvarez ainda relatou as experiências e realizações do SAERGS, como as ações de marketing em rádio e o apoio à publicações relacionadas à área. Segundo ele, essas ações são fundamentais para ampliar número de arquitetos atuando nos sindicatos, “pesquisar com os arquitetos para dizerem o que esperam do Sindicato, ouvindo as suas colocações” destacou.

 

Para o presidente do Sindarq/PR, Ormy Hunter Jr. eventos como esse “fortalecem as diretorias sindicais regionais e norteiam as ações das entidades para que se tornem mais atuantes e se tenha, cada vez mais, uma classe unida”, afirmou.