A oficina do dia cinco de abril, terminou com o lançamento de “O território do homem comum – constituição e apropriação cotidiana do espaço em cooperativas habitacionais” , livro escrito pelo arquiteto João Paulo Oliveira Huguenin. O livro é resultado da pesquisa de mestrado em urbanismo como estagiário na Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião, onde JP – como é conhecido – começou a trabalhar com movimentos sociais urbanos.
A publicação integra a série Habitação e Cidade, do Observatório das Metrópoles – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo Luciana Lago, do IPPUR/UFRJ, o livro será franqueado ao download no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional até o fim do mês. O site é www.ippur.ufrj.br.
O livro foi distribuído, gratuitamente, a todos os participantes da Oficina, realizada e organizada pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro, Conselho de Arquitetos e Urbanistas-RJ, Central dos Movimentos Populares-RJ e União Moradia Popular-RJ.