Caros amigos
O atual Secretario do Ambiente do RJ ( já é o terceiro neste ano!) esta anunciando a instalação de eco-barreiras para represar o lixo flutuante nos afluentes da baia, aquisição de vários eco-barcos ou barcos de lixo e ainda a construção das tais ETR’s – estações de tratamento de rio – para dar uma maquiada na baia enquanto as obras que efetivamente resolverão o problema se arrastam! Claro que não sou contra medidas que venham ao encontro do nosso objetivo de ter uma baia limpa mas o que é inadmissível é que todas administrações entram com o mesmo discurso, lançam campanha maciça de comunicação para tirar o foco do problema e passado o período eleitoral passam a se dedicar a obras bombásticas e de ampla visibilidade. Esse tipo de intervenção é sim paliativa e não resolve o problema de forma sustentável. Pode melhorar as condições de navegabilidade na baia mas para isso precisara ter uma equipe permanente de garis catando o lixo pela baia com algum resultado caso não chova pois em caso de chuvarada ninguém segura o lixo no fundo da baia.
Anexo dados do INEA sobra a qualidade da água na baia e cabe observar que no lado do Rio os coliformes fecais são “abundantes” e não é com as soluções apresentadas pelo novo Secretario que esse quadro será revertido de forma sustentável pois para isso só existe uma solução, coletar e tratar os esgotos.
O abaixo assinado já esta com 4500 assinaturas! Seria importante alcançarmos a meta de 10.000 em menos de um mês para mostrar que a comunidade náutica esta atenta e não se calara enquanto esta questão não for tratada com prioridade, continuidade e seriedade pelo poder publico.
Outras informações encontram-se no site http://www.baialimpa.com.br/confirmacao-baialimpa.php#.Uz7JayhT68Y.facebook