A prioridade da agenda de lutas definida pela Central Única dos Trabalhadores será a realização do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Nesta quarta-feira, sete de maio, a Central promoverá uma mobilização específica em Brasília e orienta os Comitês estaduais que realizem atos nas capitais do país.

O Plebiscito Popular foi uma das pautas da comemoração do Dia do Trabalhador, realizado pela CUT, que teve como tema central “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”. Para o  presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, as conquistas dos trabalhadores são, prioritariamente, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, a manutenção da política de valorização do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda e a negociação no setor público.

Outra preocupação que a Central demonstrou no Dia do Trabalhador foi o fortalecimento da democracia nos meios de comunicação. A militância recolheu assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), conhecido como Lei da Mídia Democrática. O Projeto tem entre seus objetivos a criação de um Conselho Nacional de Comunicação, com representantes do poder público e da sociedade civil; fortalecimento das rádios e TVs comunitárias; tratamento equilibrado de conteúdo jornalístico; e transparência para a publicidade oficial.

 

COMO PARTICIPAR

 

As CUTs Estaduais e Ramos (de produção) que desejarem enviar dirigentes e delegações ao evento do Dia Nacional de Mobilização em Brasília, no dia sete, quarta-feira,  deverão informar à Central pelo e-mail cut@cut.org.br.

No site www.plebiscitoconstituinte.org.br estão disponíveis informações e material de divulgação do Plebiscito Popular. Para recolher assinaturas e baixar material informativo e de divulgação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Mídia Democrática, basta acessar a página www.paraexpressaraliberdade.org.br.