A Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA) já está preparando o 39ª ENEA – Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura, que ocorrerá em 2015. Para qualificar e organizar as pautas, a FENEA vem realizando uma série de Seminários de Formação Política.

 

No último encontro, realizado no dia 11 de outubro na sede da FNA, no Rio de Janeiro, o tema tratado foi a dicotomia entre o urbano e o rural no Brasil, tendo como importante contribuição a palestra do geógrafo e professor Paulo Alentejano, convidado pela Comissão Organizadora. Foram discutidas questões como a concentração fundiária e de renda, o agravamento da violência, das condições de exploração do trabalho e da devastação ambiental no campo, a ampliação do modelo econômico baseado no agronegócio e a consequente expulsão dos trabalhadores do campo para as cidades, além da insegurança alimentar gerada pelo aumento da produção dos commodities agrícolas.  “Apesar de frequentemente negligenciado, esse é um debate de grande relevância para o arquiteto e urbanista, pois permite compreender algumas das razões profundas dos problemas das cidades, além de chamar atenção para os problemas e conflitos no campo, normalmente distantes do olhar e da preocupação dos profissionais e do ensino de arquitetura e urbanismo”, pontua documento aprovado pela Comissão Organizadora. 

 

Novo encontro será realizado no dia 8 de novembro para abordar o tema “Lutas sociais urbanas e a organização dos movimentos sociais”. As oficinas são preparatórias para ENEA Rio 2015, que ainda não tem data definida. Até maio do ano que vem, estão programados outros seis Seminários de Formação Política, sempre abertos a todos os estudantes interessados. 

 

Mais informações podem ser encontradas no perfil do XXXIX ENEA Rio 2015 nas redes sociais.