O arquivo histórico da FENEA foi transferido para um espaço oferecido pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (SASP) em sua sede, no centro da Capital. No último final de semana, se deu início à triagem, limpeza e catalogação do material, processo que ainda deverá levar algum tempo. Em seguida, deverá ser feita a digitalização dos documentos para garantir sua salvaguarda e facilitar a consulta.

 

Com a iniciativa, a FENEA dá início a uma demanda bastante antiga: a recuperação da memória do movimento estudantil de arquitetura e urbanismo. A retirada deste arquivo da Escola da Cidade, onde se encontrava há cerca de dez anos sem nenhum espaço adequado ou condições mínimas que garantissem sua conservação e o acesso ao seu conteúdo, foi o primeiro passo nesse sentido. Ainda há a necessidade de garantir, no médio prazo, um local definitivo para a guarda do arquivo em alguma instituição especializada.

 

Após a completa transferência e recuperação do arquivo, a FENEA pretende dar início a uma campanha de recuperação da memória junto aos ex-diretores e ex-estudantes que participaram de sua construção. A intenção é coletar materiais, documentos e outros itens que possam contribuir para tornar mais viva e acessível uma história de muitas décadas de luta e mobilização estudantil.

 

A gestão 2013/2014 da FENEA agradece a diretoria do SASP pela sensibilidade em ceder o espaço e entendimento de que a memória é parte fundamental do histórico da luta por um ensino e uma profissão voltados aos interesses reais da sociedade.