Cinco arquitetos e urbanistas foram eleitos deputados federais nas eleições deste ano para o mandato 2015/2018. Os dados são de levantamento realizado pelo CAU/BR com apoio dos CAUs/UF logo após o primeiro turno. Dois dos eleitos são do Pará: Edmilson Rodrigues (PSOL) e Joaquim Passarinho (PSD). Pelo DF foi eleito Rôney Nemer (PMDB), pelo Mato Grosso Adilton Sachetti (PSB) e pelo Rio Grande do Sul foi reeleito Luiz Carlos Busato (PTB).

 

Com 112.722 votos, Adilton Sahcetti foi o segundo deputado federal mais votado no Mato Grosso. Antes, exerceu o cargo de prefeito de Rondonópolis, tornando-se conhecido internacionalmente como um dos líderes da vitoriosa luta dos produtores de algodão de Mato Grosso junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) pelo fim do subsídio do algodão produzido por cotonicultores americanos. A decisão da OMC viabilizou a comercialização do algodão do Mato Grosso no mercado internacional.

 

Edmilson Rodrigues foi deputado estadual por três vezes e prefeito de Belém por dois mandatos. Ele estreia na Câmara com 170.604 votos. Sua gestão em Belém ganhou prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de Prefeito da Criança por dois anos consecutivos pelo projeto Sementes do Amanhã que retirava as crianças de área de depósito de lixo dando apoio social, financeiro, educacional e profissional para toda a família. Entre as obras que executou estão a orla do Ver-o-Rio, a reforma da Feira do Ver-o-Peso e a macrodrenagem do rio Tucunduba.

 

Joaquim Passarinho, eleito com 76.148 votos, também exercerá seu primeiro mandato. Ele já foi vereador e deputado estadual, tendo exercido por duas vezes o cargo de secretário estado de Obras Públicas.

 

Igualmente novato na Câmara, Rôney Nemer, após três mandatos como deputado distrital, foi eleito com 82.594 votos. Urbanista da Novacap, trabalhou na fábrica de argamassa da empesa e em projetos de assentamentos e revitalização. Foi secretário de obras no DF, além de administrador regional por duas vezes.

 

Luis Carlos Busato foi reeleito pela terceira vez com 130.807 votos. Além da arquitetura, atua como empresário da construção civil. Foi Secretário Municipal de Planejamento Urbano e vereador em Canoas e Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul. Em 2009 recebeu da FNA o título de Arquiteto do Ano.