Executar uma obra com a qualidade prevista, cumprir prazos, ficar dentro do orçamento e seguir conceitos de segurança e sustentabilidade são as responsabilidades dos arquitetos e urbanistas que trabalham com esse segmento. Para que todos estes itens sejam atendidos, o professor Walter Maffei, consultor em Gerenciamento de Obras, apresentou metodologia específica, que vem sendo utilizada por ele há mais de 20 anos, aos participantes do curso Gestão de Obras e Serviços e de Arquitetura e Urbanismo, durante a programação que antecede o 38º ENSA, em Cuiabá (MT).

 

“Cada uma das tarefas deve ser gerenciada individualmente, e não a obra como um todo. Para isso, existe uma série de procedimentos e instrumentos. É uma metodologia para a obra dar certo”, explica o arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas. Segundo Maffei, uma das ferramentas é um cronograma físicoeconômico onde constam as atividades mensais, com as datas e as quantidades a serem executadas. Ele apresentou o modelo criado por ele aos alunos do curso.

O professor observa que, em geral, o que falta aos arquitetos e urbanistas “é o conhecimento sobre uma programação detalhada da obra”. Todos os participantes do curso levarão para casa uma apostila com 170 páginas contendo todo o conhecimento necessário para adotar o método, que “serve para obras de todos os tamanhos”, assegura Maffei. A capacitação iniciou ontem e encerra-se nesta quinta-feira (20 de novembro) à tarde, no auditório da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM).