O 38º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) foi concluído no final da manha deste domingo (23/11) trazendo diversas deliberações em favor da categoria. Foi aprovada, por unanimidade, a adoção de ação emergencial de apoio financeiro aos sindicatos com previsão de duração de dezembro de 2014 a março de 2015. Para isso, serão utilizados recursos do Fundo Especial de Apoio Sindical, atualmente com saldo de R$ 90 mil.

 

Para ter acesso à verba, os projetos devem ser encaminhados à FNA entre 23 e 30 de novembro. As propostas aprovadas serão divulgadas até 5 de dezembro com previsão de repasse até 10 de dezembro. A prioridade de aporte será dada aos sindicatos ainda em situação de regularização, que tenham capacidade de ação, objetivos claros e factíveis no prazo determinado e que visem sua autonomia financeira. Também terão prioridade aqueles projetos filiados à CUT. Os sindicatos beneficiados deverão apresentar prestação de contas à FNA.

 

ENSA 2015


Na plenária deste domingo, também foram escolhido os locais de realização do ENSA em 2015 e 2016. O próximo encontro de sindicatos será realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no ano em que o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do MS completa 30 anos. Segundo o membro do conselho consultivo da FNA , Ângelo Arruda, o sindicato inicia uma nova gestão e prepara contatos para a organização do evento. Porto Alegre sediará o encontro em 2016.

 

Também foi definido que a reunião ampliada da Executiva da FNA de 2015 será realizada em São Paulo (SP). “Sugiro que pensemos melhor a agenda do ENSA, quais são os assuntos a serem debatidos e rumos para a FNA”, pontou o presidente do SASP, Maurílio Chiaretti.