Para comemorar os 30 anos do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq-MS), a capital Campo Grande foi a cidade escolhida para o 39ª Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA), em 2015. A escolha foi anunciada na reunião plenária que encerrou o 38ª ENSA em Cuiabá (MS) neste domingo (23 de novembro).

 

O membro do conselho consultivo da FNA, Ângelo Arruda, comentou que o Sindarq-MS está iniciando uma nova gestão e já prepara contatos para a organização do evento. O local para realização do encontro provavelmente será um hotel que fica bem próximo a um novo empreendimento de Campo Grande. A cidade receberá os participantes do ENSA com um inovador projeto arquitetônico.

 

É o Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal, que possui propósitos contemplativos, turísticos, educacionais e científicos. O projeto leva assinatura do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake e será inaugurado em dezembro. Com fachada externa embasada por painéis de vidro transparente e iluminação natural, o Aquário integra-se ao jardim interno descoberto.

 

Durante a plenária, também já foi definido que Porto Alegre (RS) vai sediar o 40º ENSA em 2016. A presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Andréa dos Santos, fez a defesa da candidatura da capital gaúcha para a próxima edição do encontro. Segundo ela, ainda não há local definido mas certamente será na região central de Porto Alegre, para destacar o Centro Histórico. 

 

Ângelo Arruda fez a defesa da capital Campo Grande
para a próxima edição do Ensa (Foto: Carolina Jardine)


Andréa dos Santos, presidente do Saergs, também apresentou defesa da capital
Porto Alegre para o 40º Ensa, em 2015 (Foto: Carolina Jardine)