Arquitetos e urbanistas estarão mobilizados neste sábado (29 de novembro), em Porto Alegre (RS), para manifestação em defesa da democracia. O ato, que será em frente ao Memorial Luiz Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva esquina com a Av. Ipiranga), também será de repúdio a protesto realizado no dia 8 de novembro, quando o local foi alvo de manifestantes que deixaram, em frente ao prédio, cartazes com frases de insulto. A concentração inicia às 16h e o ato está marcado para as 17h.

 

O arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e responsável pelo detalhamento dos esboços do memorial, criação do bisavô, é um dos idealizadores do manifesto deste sábado. Para ele, os ataques são reações estranhas e sem sentido contra a democracia, pois têm como alvo monumentos ou museus de importância e relevância para a história do país.

 

Em e-mail enviado a centenas de amigos, entre eles arquitetos e urbanistas, ele pediu apoio e repúdio contra a tentativa de demolir o Memorial Luiz Carlos Prestes, “que hoje já é um ícone da arquitetura mundial e que só pode ser motivo de orgulho para o povo porto-alegrense e do Rio Grande”, disse Paulo Niemeyer.

 

O presidente da FNA, Jeferson Salazar, manifestou apoio ao ato em defesa do memorial que será realizado no sábado. “Não dá para calar diante da ameaça a um patrimônio da nossa história. É um ato contra a democracia e à história das lutas pela democracia no Brasil”, disse referindo-se ao ataque ao memorial no início de novembro.

 

Previsto para ser inaugurado até o fim do ano, a maior parte do acervo do Memorial Luiz Carlos Prestes será composta por material doado pela filha de Prestes, a historiadora Anita Leocádia. Além de exposições temporárias com objetos pessoais, o local vai abrigar uma coleção de 150 fotos.