Está marcado para as 17 horas deste sábado (29 de novembro) no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre (RS), ato pela democracia, verdade e justiça em defesa do Memorial Luiz Carlos Prestes, a única obra de Oscar Niemeyer na capital gaúcha. A mobilização, organizada por arquitetos e urbanistas, é de repúdio a protesto realizado no dia 8 de novembro, quando manifestantes carregavam cartazes com frases ofensivas contra o estabelecimento e a memória do militante.
O arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e co-autor da obra, estará presente no ato. “A proposta de demolir o Memorial é um absurdo. Vou estar lá para defender a minha obra”, disse ele, que projetou o Memorial Luiz Carlos Prestes junto com o bisavô.
Paulo Niemeyer destacou que a mobilização ocorrerá durante todo o sábado em frente ao Memorial, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e que várias lideranças já confirmaram presença. Segundo ele, o ato também será uma oportunidade para discutir propriedade intelectual e intolerância. O presidente da FNA, Jeferson Salazar, declarou apoio total ao ato em defesa do Memorial Prestes.
Dezenas de entidades, entre institutos, associações, fundações e sindicatos devem participar. A concentração para o ato público inicia às 16 horas. Mais de 400 pessoas confirmaram presença em evento no Facebook que convoca quem se identifica com as lutas históricas.