Mais de 150 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, autoridades e representantes de dezenas de entidades, organizações políticas e movimentos sociais, participaram, sábado (29/11), de ato em defesa do Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre. Ao final da manifestação, que se iniciou as 17h e durou cerca de duas horas, os presentes deram as mãos ao redor do prédio, simbolizando um abraço no Memorial, a única obra de Oscar Niemeyer na capital gaúcha.

 

Destaque para a presença do arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e co-autor da obra. “Hoje é uma pré-inauguração. Este será um espaço destinado à discussão de ideias. Penso que se conseguirmos voltar a discutir a arquitetura e urbanismo poderemos voltar a repensar o país”, disse. Como ainda faltam alguns detalhes no acabamento do prédio, ele acredita que o memorial será inaugurado no primeiro semestre de 2015.

 

Participaram do ato o vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, que também representou a CUT, e a presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (Saergs), Andréa dos Santos. “O memorial é um espaço que simboliza a esperança, pois representa a vida de dois homens que sempre lutaram para um mundo melhor para todos”, disse Alvarez, referindo-se a Prestes e Niemeyer. Já Andréa ressaltou a importância de ter um espaço como este, simbolo da democratização da arquitetura e urbanismo no país.

 

A mobilização, organizada por arquitetos e urbanistas, foi um ato de repúdio a protesto realizado no dia 8 de novembro, quando manifestantes carregavam cartazes com frases ofensivas contra o estabelecimento e a memória do militante. Entre as autoridades, estavam presentes Adão Villaverde, Vieira da Cunha, Pedro Ruas e Jussara Cony.