A arquiteta modernista italiana que projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Lina Bo Bardi,, recebe nesta sexta-feira (5 de dezembro) uma homenagem pelo seu centenário de nascimento em um Doodle do Google. No Brasil, o buscador mostra na sua página inicial uma ilustração do museu, uma de suas principais obras no país, feita em 1958.

 

Nascida em 5 de dezembro de 1914, em Roma, na Itália, Achilina Bo Bardi formou-se na Faculdade de Arquitetura de Roma em 1939. Quando chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em 1946, foi recebida no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e conheceu nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, os irmãos Roberto, Athos Bulcão, Burle Marx e outros.

 

Em 1951, Lina naturaliza-se brasileira. Lina Bo Bardi manteve intensa produção cultural e diversas obras em terras brasileiras até o fim da sua vida, em 1992. Morreu trabalhando, deixando inacabado o projeto de reforma da Prefeitura de São Paulo. Veja algumas das suas principais obras:

– Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 – originalmente a residência do casal, o edifício é conhecido como a Casa de Vidro.
– Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, 1958
– Casa da Cultura de Pernambuco, Recife, 1963
– Igreja do Espírito Santo do Cerrado, Uberlândia – Minas Gerais, 1976
– Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador.
– Teatro Oficina, São Paulo, 1990.
– SESC Pompéia – Fábrica , São Paulo, 1990.
– Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992
– Reforma do Teatro Politeama (Jundiaí), 1986