O Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (SAERGS) celebrou a premiação do Arquiteto e Urbanista do Ano 2014 com cerimônia realizada na última sexta-feira (12 de dezembro) no Memorial Luís Carlos Prestes, único projeto do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer no Estado e que tem a co-autoria do seu bisneto Paulo Niemeyer. Confira abaixo os profissionais reconhecidos pelo Sindicato:

 

A arquiteta e urbanista Carolina Flach Souza Pinto foi premiada na categoria Jovem Profissional, pelo destaque nacional que vem recebendo em sua trajetória dentro do escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo. Ela foi indicada para importantes prêmios, entre eles o 1º lugar no Concurso Público Nacional de Arquitetura UFCSPA Campus Igara, promovido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

 

Na categoria Obra, Ação ou Trabalho destaque do ano, os premiados foram o arquiteto e urbanista Emilio Merino Dominguez e o deputado estadual, arquiteto e urbanista Vinicius De Tomasi Ribeiro, pelo trabalho e ação de discussão de política estadual de mobilidade urbana, que resultou na elaboração da PL66/2013.

 

Em especial, na categoria Trajetória Profissional o agraciado foi o arquiteto e urbanista Júlio Nicolau Barros de Curtis, pela sua destacada carreira. Curtis já exerceu o cargo de professor titular de Arquitetura Brasileira na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e respondeu pela função de Diretor Geral da IPHAN-RS.

 

Além das premiações, ainda foi entregue uma homenagem ao arquiteto e urbanista Bruno César Euphrásio de Mello, ex-diretor do SAERGS, pelo fundamental trabalho de resgate da história do SAERGS, que resultou na publicação do livro Sindicato dos Arquitetos no Rio Grande do Sul – Memórias de quatro décadas (1973-2013). Também recebeu uma homenagem o arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer pelo projeto do Memorial Luís Carlos Prestes, em Porto Alegre/RS.

 

Retrospectiva 2014

 

Durante o evento, a diretora-presidente do SAERGS, Andréa dos Santos, fez um breve balanço das atividades do sindicato neste ano, ressaltando o projeto SAERGS NA ESTRADA, que levou as ações do sindicato para mais de dez regiões do interior do RS. Andréa avaliou como muito positivo o projeto por ter ampliado o diálogo com profissionais, gestores municipais, corpos de bombeiros e universidades, em favor da promoção da profissão de arquitetura e urbanismo.

 

Também salientou a homologação de nove delegados sindicais de regiões do interior do RS. A presidente lembrou da importância do evento ter acontecido no Memorial Prestes. Ressaltou “que o SAERGS conseguiu demostrar o compromisso com a arquitetura, com a história e, principalmente, com a democracia”. No seu discurso, repudiou a ação realizada no dia 08 de novembro, quando populares vandalizaram e pediam a demolição do Memorial.

 

 Paulo Niemeyer, Roberto Py, Jeferson Salazar e Andréa dos Santos

 

O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Jeferson Salazar, destacou a importância do SAERGS para os profissionais e reforçou a longa caminhada do sindicato. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), Roberto Py, parabenizou o SAERGS pela luta trabalhista.

 

O arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer agradeceu a todos pelo prestígio do Memorial e salientou a importância do prêmio para a valorização da categoria. Também falou sobre a importância da integração da arquitetura e urbanismo e sobre como é importante juntar forças das entidades de norte a sul e de leste a oeste do país.