A festa de comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro) em Brasília foi com posse dos conselheiros federais e suplentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), eleitos para o mandato 2015-2017. A cerimônia foi realizada na noite da última segunda-feira, no Clube Naval, com direito a homenagens aos primeiros presidentes dos CAU/UF e aos conselheiros federais da gestão fundadora pelos serviços prestados na implantação dos CAU em todo o país.
“Nós saímos do zero, tivemos um período de transição muito duro, mas o CAU soube se estruturar com garra e vontade. A categoria conseguiu, de forma fantástica, corresponder à missão que a sociedade nos delegou ao criar um Conselho uniprofissional . O desafio maior agora é estruturar a fiscalização, o que não compete só aos CAU. Todas as entidades devem contribuir no processo”, disse o presidente da FNA, Jeferson Salazar. Também participou da cerimônia a diretora do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF), Elza Kunze Bastos.
O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, lembrou arquitetos e urbanistas falecidos durante os primeiros três anos da história da instituição e que foram fundamentais para a criação do Conselho e para a consolidação da profissão no Brasil. Entre eles, Oscar Niemeyer; João Filgueiras Lima, o Lelé; e Miguel Pereira, ex-vice-presidente da UIA, primeiro conselheiro federal por São Paulo e um dos principais articuladores da fundação do CAU.