O espírito de fraternidade e amor ao próximo, característico das pessoas de bem, aflora nesta época do ano. Buscando sensibilizar a comunidade, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás (Sarq-GO) está participando de uma ação social para ajudar um morador da região metropolitana de Goiânia. Comovido com as condições sub-humanas em que vive o deficiente físico Valetim da Costa e Silva, de 59 anos, que mora sozinho em uma casa inacabada no município de Padre Bernardo, o presidente do Sarq-GO, Garibaldi Rizzo, fez a sua parte. Foi até o local conhecer a moradia e vai contribuir doando o projeto de reforma. O dirigente também fará o acompanhamento da obra, que deve iniciar em janeiro.
Antes de dar início aos trabalhos, Rizzo está batalhando para conseguir parceria com uma empresa de automação, para incrementar o projeto, e também para a doação de material de construção e mão-de-obra. Ele explica que a ideia é “aproveitar o barracão” onde já vive Valetim e fazer uma moradia acessível, com telhas térmicas, portas bem dimensionadas para a passagem da cadeira de rodas, ponto de água próximo à cama e banheiro adaptado, com acesso da cadeira ao box, por exemplo. A intenção do arquiteto e urbanista é fazer um sistema de comunicação com os vizinhos que ajudam no dia a dia.
Garibaldi Rizzo, à direita, em visita à casa de Valentim (Arquivo/SARQ-GO)
“É um trabalho que pode ser estendido a todo país”, sugere Rizzo. Deficiente físico desde os 14 anos e cego desde os 24, Valetim tem vários problemas de saúde. Um grupo de oito empresários já se prontificou a ajudar com tratamento médico. No início de janeiro, ele deve ser internado no Hospital Geral de Goiânia, onde fará exames e receberá os cuidados necessários enquanto Rizzo providencia a reforma. O presidente do Sarq-GO relata que, apesar da saúde debilitada de Valentin, ficou surpreso quando foi visitá-lo pela primeira vez. “Ele tem uma lucidez muito grande. Me perguntou se eu conheci o Oscar Niemeyer pessoalmente”, contou Rizzo.
A história de Valentin ganhou repercussão na imprensa local, fato que contribuiu para que a ação social fosse crescendo. Nesta terça-feira (23 de dezembro) à noite, a dupla de comediantes goianos Tom Carvalho e Nilton Pinto fará um show beneficente em Padre Bernardo. O objetivo é angariar fundos para a reforma da casa e também viabilizar um recurso mensal para contratar um cuidador. Segundo Rizzo, já foram vendidos 2 mil ingressos no valor de R$ 25,00 cada, totalizando até o momento uma arrecadação de R$ 50 mil reais.
>>> Confira o projeto