A primeira ciclovia solar do mundo, a SolaRoad, foi inaugurada recentemente na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã, na Holanda. Além da inovação tecnológica, o diferencial do projeto é que ele beneficiará as populações e sistemas públicos municipais de seu entorno. É um conceito único, que converte a luz solar na superfície da ciclovia em eletricidade.

 

Construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, a ciclovia tem 70 metros de extensão. Ao receberam a incidência da luz solar, os painéis iniciam a geração de energia que poderá ser direcionada aos mais variados usos – desde iluminação pública até sistemas de tráfego, residências e veículos elétricos.

 

Nesta primeira etapa da ciclovia, o sistema vai gerar energia suficiente para abastecer três casas. O projeto piloto da SolaRoad foi desenvolvido por um consórcio de empresas gerenciado pela TNO, uma organização de pesquisa independente holandesa. A ciclovia deve ser concluída em 2016, quando terá pelo menos 100 metros de extensão.