A Comissão de Estudo de Modelagem de Informação da Construção (ABNT/CEE-134) discutiu, durante reunião nesta quinta-feira na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em São Paulo, os elementos que servirão de base para a implementação do sistema BIM (Building Information Modeling/Modelagem de Informação da Construção) no Brasil. O vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez, representou a FNA no encontro, que busca dialogar sobre as formas como o código será traduzido para a realidade brasileira. Os debates devem seguir na próxima reunião do grupo, agendada para 26 de fevereiro, também na ABCP, na capital paulista.
No decorrer dos trabalhos da Comissão de Estudo, as normas serão disponibilizadas para consulta pública no site da ABNT. Algumas partes da Norma BIM já estão disponíveis para contribuições. O BIM permitirá maior diálogo e parceria entre arquitetos e urbanistas em âmbitos privados e públicos de forma a fortalecer a construção civil, melhorar a qualidade técnica dos empreendimentos no país e valorizar o papel dos arquitetos e urbanistas.
BIM
A tradução do termo Building Information Modeling (BIM) significa Modelagem de Informação da Construção e representa um processo integrado e multidisciplinar que permite, através de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas das futuras obras, obter informações coerentes e confiáveis para todo o ciclo de vida do empreendimento. O uso da plataforma BIM beneficia o planejamento e gestão de projetos e obras públicas e privadas, garante mais transparência e assertividade.