Com o propósito de discutir terminologias e boas práticas em prestação de serviços de design, estiveram reunidos nesta quinta-feira (5 de fevereiro) em São Paulo representantes de diversos setores ligados à área. Participaram da primeira reunião da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design (CEE-219), instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o presidente da FNA, Jeferson Salazar, e o vice-presidente Cicero Alvarez.

 

Também estavam presentes no encontro o presidente do SASP, Maurilio Ribeiro Chiaretti, e a arquiteta e urbanista Saide Kahtouni, representante da Associação Brasileira de Arquuitetos Paisagistas (ABAP) e coordenadora da Comissão de Estudo de Elaboração de Projetos, Representação Gráfica e Atividades Técnicas de Arquitetura da ABNT. Na ocasião, o arquiteto e urbanista Alexandre Guedes Mussnich assumiu a coordenação da comissão que discutirá a prestação de serviços de design. 

 

Especializado em arquitetura e comunicação visual, ele foi indicado pelo Sebrae, entidade que encaminhou à ABNT a demanda pela criação da Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design. Já o secretário da CEE-219 será Leonardo Martins, da ABNT. A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 11 de março.

 

Saiba mais sobre a CEE- 219

 

A CEE-219 irá tratar de serviços de design e foi instalada pela diretoria técnica da ABNT em dezembro. Entre as justificativas, está o grande espectro de temas e abordagens no segmento, como design de produtos, web design e brand design, por exemplo, o que na avaliação da associação gera uma dificuldade de entendimento dos usuários na escolha, comparação, parametrização e contratação desses serviços. Outra motivo alegado pela ABNT é a necessidade de padronização das propostas técnicas dos diversos serviços de design.