Após uma tarde de protestos de movimentos populares nas ruas de Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (5/2), o Arquiteto e Urbanista foi destacado como importante agente para a melhoria da mobilidade urbana e do transporte público. “As cidades estão mais complexas. Temos que partir para soluções de superfície na questão do transporte, uma melhor organização da cidade”, frisou o presidente do CAU/BR, Haroldo Queiroz, durante sua participação na solenidade de posse dos novos conselheiros do CAU/RS. O ato foi realizado na Assembleia Legislativa, no Centro Histórico da cidade, local que chegou a ser cercado por força policial em função das manifestações do final da tarde. Assim como o movimento de 2014, o protesto desta quinta repudiou o anúncio de aumento nas passagens de ônibus na Capital gaúcha.

 

A solenidade de posse dos novos conselheiros do CAU/RS foi prestigiada por dezenas de lideranças da Arquitetura e Urbanismo nacional, principalmente dos estados do Sul. A diretora de Educação, Cultura e Comunicação da FNA, Patrícia Moreira Moura, representou a federação na solenidade. Em entrevista ao Programa Network (Canal 20), destacou a atuação da FNA na valorização nacional da profissão e a importância de unir esforços entre as diversas entidades que representam os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

 

Em sua segunda gestão, o CAU/RS segue sob o comando do arquiteto e urbanista Roberto Py Gomes da Silveira. Segundo ele, a primeira gestão termina com sensação de “missão cumprida” e coroada pela recondução ao cargo para os próximos três anos. Py destaca que o processo eleitoral de 2014 resultou em uma razoável renovação entre os conselheiros. “Acho isso muito salutar por que temos um sistema que prevê apenas uma recondução. Se não tivéssemos renovação agora, em três anos, teríamos uma mudança completa”, alertou.

 

Durante a solenidade, ainda foi prestada homenagem aos conselheiros da gestão pioneira de 2012/2014.

 

Patricia Moreira Moura falou sobre a atuação da FNA ao programa Network

 

Solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa do RS