O presidente do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais (Sinarq/MG), Eduardo Fajardo Soares, e a diretora Amélia Maria da Costa Silva reuniram-se no final de janeiro com a presidente recém eleita do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Vera Carneiro, para definir algumas atividades conjuntas para o ano de 2015. Entre os encaminhamentos, foi proposta a realização do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) como um dos temas da próxima plenária do Conselho, que ocorre nesta terça-feira (10 de fevereiro).
As entidades estudam uma parceria para propor cursos voltados à área de arquitetura, bem como a produção de materiais educativos, como uma Cartilha sobre o Salário Mínimo Profissional (SMP) para 2016, em celebração aos 50 anos da homologação da Lei nº 4.950-A/1966 que estabelece piso salarial para arquitetos e urbanistas. Outra ação proposta foi a realização de mais um Seminário sobre o SMP, incluindo a participação de juristas, parlamentares e arquitetos urbanistas, promovido pelo SINARQ/MG, CAU/MG e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MG), incluindo a participação de representantes do CREA/MG.
As ações de fiscalização e o papel do conselho nessa nova gestão, principalmente no que diz respeito às atribuições e atividades profissionais foram outros temas importantes da reunião. Segundo Fajardo, a nova presidente do CAU/MG, que já militou no sindicato defendendo e lutando junto para a construção do novo Conselho, teve como intenção exatamente uma preliminar para as futuras e exitosas parcerias.