Arquitetos e urbanistas brasileiros devem pagar a Contribuição Sindical Urbana (CSU), que equivale a um dia de trabalho, até o dia 28 de fevereiro. Após o vencimento o valor de R$ 223,00 será acrescido de multa de 10% no primeiro mês (março) e adicional de 3% nos meses seguintes.

 

Já os profissionais autônomos formados a partir de 2013 têm o mesmo prazo para pagamento da CSU com desconto de 50%. Em ambos os casos o boleto foi enviado pelos Correios, mas os arquitetos e urbanistas que por acaso não receberam podem imprimir a guia no site da FNA.

 

Basta clicar no banner Contribuição Sindical, na coluna à direita da página inicial. Após escolher o respectivo Estado, preencher o formulário online e imprimir o boleto. ATENÇÃO: alguns sindicatos estão operando com prazos e descontos diferenciados, portanto é preciso consultar datas e valores específicos de cada Estado.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails administrativo@fna.org.br e/ou secretaria@fna.org.br.

 

>>> Clique aqui e veja o vídeo que a FNA produziu para esclarecer sobre a CSU

  

Saiba mais sobre a CSU:

 

A CSU é um imposto compulsório a ser pago pelo trabalhador a sua categoria profissional, estruturada em confederação, federação e os sindicatos, recolhida pelo empregador através da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) ao sindicato que o funcionário escolher. Cabe ao profissional autônomo recolher a sua própria guia, no valor de 1 dia do piso da categoria. Seu pagamento não torna o profissional sindicalizado.

 

A contribuição é a principal fonte de financiamento do movimento sindical no Brasil. O valor resultante do recolhimento é destinado ao sindicato do estado (60%), à FNA (15%), à Confederação (5%), ao Ministério do Trabalho (10%) e às Centrais Sindicais (10%). A parte destinada ao Ministério do Trabalho é depositada na Conta Especial Emprego e Salário, que integra os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).