A obra Repensando as Habitações de Interesse Social, de autoria dos arquitetos Luiz Carlos Toledo, Veronica Natividade e Petar Vrcibradic, será lançada na próxima quinta-feira (12 de março), no Rio de Janeiro. O livro é resultado da interação dos arquitetos com os moradores e seu espaço, mostrando a experiência do Plano Sócio Espacial da Rocinha. O evento será a partir das 18h, no restaurante Nanquin, na sede do IAB-RJ.

 

Segundo Toledo, este é um trabalho coletivo desenvolvido em parceria com os jovens arquitetos Petar e Verônica, “cujo talento, criatividade e comprometimento despertaram-me a vontade de enfrentar o desafio de revisitar o tema da habitação de interesse social”. Por meio de textos e imagens, são apresentadas soluções inovadoras e integradas à paisagem natural da Rocinha.

 

“As primeiras ideias sobre o papel das HIS como instrumento de reorganização espacial surgiram durante a elaboração do Plano Diretor Sócio Espacial da Rocinha (2005 a 2007), ao percebermos que as HIS poderiam ter sua função ampliada para proporcionar, além de moradia, a reorganização do espaço urbano, combatendo a excessiva ocupação do solo, criando novos espaços públicos, melhorando a mobilidade e as condições sanitárias da favela, com um mínimo de desapropriações”, descreve Toledo.

 

O livro aprofunda uma série de reflexões sobre o potencial das habitações de interesse social (HIS) como agentes de transformação do espaço urbano e indutoras de uma renovação na forma de construir e de transmitir conhecimento. Os autores propõe uma nova maneira de projetar e construir, utilizando um vocabulário contemporâneo e substituindo a construção tradicional por um processo de montagem aberto à participação dos agentes que atuam no planejamento e construção das HIS, na industrialização dos seus componentes, na produção dos materiais nelas utilizados e também à população a que se destinam.

 

A obra nasceu do estudo de novas alternativas para o projeto e construção das habitações de interesse social, parte integrante da pesquisa desenvolvida pela Rede FINEP sobre Moradia e Tecnologia Social. A publicação foi possível graças a seleção de projetos do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural. Clique aqui e veja envento sobre o lançamento do livro.

 

 

Sobre os autores


Luiz Carlos Toledo: graduado em Arquitetura pela UFRJ, mestre e doutor pela mesma instituição. Atua principalmente com arquitetura hospitalar, urbanismo, processo projetual e humanização.

 

Petar Vrcibradic: arquiteto, trabalhou um ano no Escritório Morphosis, do arquiteto Thom Mayne, e no escritório de Frank Gehry durante três anos. Realizou mestrado na Faculdade de Arquitetura de Columbia em 2004/2005.

 

Verônica Natividade: sez o mestrado em arquitetura na USP em 2007/2010, leciona na PUC-Rio e tem participado de vários projetos de urbanização de favelas, além de dominar diversos programas de modelagem paramétrica.

 

 

Lançamento do livro Repensando as Habitações de Interesse Social

 

12 de março, às 18 horas
IAB/RJ – Beco do Pinheiro, 10. Flamengo – RJ.
Arquitetos e urbanistas têm desconto na compra do livro durante o evento.