A Justiça Federal do Estado de Goiás marcou audiência de conciliação entre o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Goiás (SARQ-GO) e a Caixa Econômica Federal (CEF). A convocação é resultado de ação movida pelo sindicato pedindo que a CEF chame três arquitetos e urbanistas aprovados em concurso realizado no ano de 2012. Será no dia 6 de maio, às 14h30, na sede da Justiça Federal em Goiânia.

 

O advogado do SARQ-GO, Aurelino Dias, explica que o primeiro e segundo colocados já foram nomeados, entretanto ainda falta chamar os profissionais que ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares. “Desde 2012 a Caixa vem abrindo editais para credenciamento de arquitetos e empresas de arquitetura para prestar serviço de forma terceirizada, sinal de que estavam precisando de mais profissionais na função”, argumenta.

 

Além da convocação dos arquitetos e urbanistas integrantes de cadastro de reserva, o pedido deito por meio da ação judicial inclui ainda “a nulidade dos contratos de prestação de serviços realizados com escritórios de arquitetura, por irregular terceirização” e o afastando das “contratações realizadas com a finalidade de não ofertar as vagas existentes aos arquitetos aprovados no referido certame”.

 

Levando em conta que a situação das contratações terceirizadas pela CEF é semelhante em todo o país, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) orienta que todos os sindicatos ingressem com ações nos respectivos Estados para reivindicar a nomeação de mais arquitetos e urbanistas aprovados no concurso realizado em 2012.