Os Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas de todo o Brasil estiveram presentes em mobilizações do Dia do Trabalho (1º de maio) realizadas nas capitais da maioria dos estados. O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Salazar, participou de Dia de Luta contra o PL 4330 da terceirização na Lapa, no Rio de Janeiro.

 

Segundo Salazar, a manifestação também foi contra a redução da maioridade penal, pela democratização dos meios de comunicação e de apoio aos professores do Paraná, massacrados pelo governo Beto Richa. Durante o ato, foram coletadas assinaturas para o Projeto de Reforma Política.

 

O vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez, e a presidente do Saergs, Andréa dos Santos, participaram de ato na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Em meio a apresentações musicais, líderes de diversos grupos falaram sobre os direitos dos trabalhadores e também sobre os prejuízos do PL da terceirização.

 

Na ocasião, o senador Paulo Paim estava presente e anunciou que conseguiu a assinatura de 30 senadores que irão votar contra a regulamentação da terceirização para a atividade fim. Após ser aprovado na Câmara, o projeto de lei deve ir à votação do Senado.

 

No Distrito Federal, conforme convocação da CUT-DF pelo Dia do Trabalhador, o Sinarq-DF esteve presente na Torre de TV. A diretora do Sinarq-DF, Elza Kunze, participou de ato “para manter a luta contra a terceirização”.