Mais de 70 arquitetos e urbanistas participaram ontem da palestra BIM – Mercado & Implantação, realizada nesta quinta-feira (7 de maio) na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) com o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS). O palestrante convidado para tratar do tema foi consultor e especialista em BIM Rogerio Suzuki, o mais recente personagem da série O Arquiteto Faz e Também Faz, da FNA.
A programação contou com a interação dos profissionais presentes, que levaram diversas dúvidas para esclarecer. A diretora de Educação, Cultura e Comunicação da FNA, Patrícia Moreira Moura, comentou que, ao final da apresentação, os arquitetos e urbanistas questionaram, principalmente, os custos de implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling), a viabilidade de investir nesta nova tecnologia e quais equipamentos são necessários. “O BIM é impressindível para grandes projetos, como shoppings e hospitais, pore xemplo, e também no caso de projetos complexos”, destacou. Entretanto, para tomar a decisão, é preciso levar em conta o volume de projetos do escritório.
O evento, que iniciou às 19h, durou duas horas e foi transmitido ao vivo pela Internet pelo site do CAU/RS. A palestra foi gravada e está disponível nos canais de comunicação da FNA. O objetivo foi apresentar uma visão estratégica do atual estágio da tecnologia, permitindo aos profissionais uma reflexão sobre o futuro do mercado de projetos.
>>> Clique aqui para assistir a palestra BIM – Mercado & Implantação
>>> Baixe os slides apresentados por Rogério Suzuki na palestra