Representada pelo vice-presidente Cicero Alvarez, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participou no último sábado (9 de maio) de ato contra a demolição do prédio que há 74 anos abriga o Lar São Francisco, em São Leopoldo (RS). A manifestação foi organizada pela Associação dos Voluntários do Lar São Francisco de Assis (AVOLSFA) e reuniu cerca de mil pessoas.

 

A FNA também é contra o descaso do poder público com os idosos. A prefeitura de São Leopoldo quer derrubar o edifício, que hoje abriga 36 idosos, para ampliar o Hospital Centenário. “Nós lutamos por vidas, estão nos oferecendo um lugar indigno”, disse a presidente da associação, Maria Rita Toralles Almeida. Segundo ela, o prédio está em perfeitas condições.

 

Recentemente, foram investidos R$ 180 mil na reforma do telhado. A intenção era, até julho deste ano, fazer também melhorias no interior do prédio, como a adaptação de banheiros para acessibilidade dos moradores com a instalação de barras de apoio. Mas devido às incertezas, a obra foi interrompida.

 

O prédio foi construído em 1941. Cerca de 20% do investimento feito, na época, foi oriundo de ações que a comunidade local organizou para angariar fundos para a obra.

 

Lar São Francisco de Assis

Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 799 (ao lado do Hospital Centenário)

Bairro Centro – São Leopoldo/RS

 

Associação dos Voluntários do Lar São Francisco de Assis (AVOLSFA)

Horario de atividade: todas as quartas-feiras, das 14h às 18h

 

Horário de visita à casa:

Das 10h às 11h e das 15h30 às 17h

 

Telefone para contato:

51 9988.0447 (com  Maria Rita Toralles Almeida, presidente da AVOLSFA)