A União Internacional de Arquitetos (UIA – International Union of Architects), o Conselho dos Arquitetos da Europa (ACE – Architects’ Council of Europe) e o Instituto Americano de Arquitetos (AIA – American Institute of Architects) assinaram uma declaração conjunta para destacar o papel e a responsabilidade da profissão de arquiteto e urbanista para enfrentar os desafios locais e globais.

 

“Em particular com respeito às alterações climáticas, a regeneração urbana, a inclusão social e da conservação do património”, declararam em nota. No documento, UIA, ACE e AIA comprometem-se a promover, em suas respectivas organizações, conhecimentos únicos para os arquitetos atuarem no planejamento e concepção de melhores lugares, para o bem-estar da humanidade e o futuro do planeta.

 

A declaração foi assinada em 17 de abril de 2015, durante assembleia geral do Conselho dos Arquitetos da Europa, em Tallinn, capital da Estónia. O 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2020) será de 19 a 26 de julho de 2020 no Rio de Janeiro.