A reforma urbana foi o tema do último painel deste sábado (30 de maio), durante Reunião Ampliada da FNA com os sindicatos de arquitetos e urbanistas dos estados em Campinas (SP). O arquiteto e urbanista Anderson Kazuo Nakano, mestre em Estruturas Urbanas e Ambientais pela USP, foi um dos palestrantes. Ele apresentou breve retrospectiva da política urbana no país nos últimos anos, com a elaboração dos planos diretores e o Estatuto das Cidades. Kazuo avalia que a partir da segunda metade dos anos 2000 houve um “processo de desconstrução” e até retrocesso nas políticas urbanas.

 

O especialista alerta que é preciso definir novos rumos para repensar a realidade das cidades para retomar o desenvolvimento urbano. “É importante começarmos a acumular massa crítica para entender quais são os bloqueios que estão provocando isso. Só vamos conseguir enfrentar os desafios urbanos coletivamente”, aponta Kazuo. Também palestrou o professor da FAU/USP Caio Santo Amore, que faz trabalhos comunitários e ambientais assessorando movimentos e organizações populares.

 

“O momento é fundamental para pensarmos o papel da arquitetura e urbanismo e dos profissionais de arquitetura e urbanismo diante deste novo quadro urbano”, disse Amore, mencionando o papel das prefeituras e dos movimentos populares neste processo. O debate foi mediado pela secretária de Mobilização e Inserção Profissional da FNA, Laisa Eleonora Stroher, e pelo conselheiro fiscal da FNA, Vinicius Galindo.

 

Leia mais sobre a Reunião Ampliada:

 

>>> Palestra sobre conjuntura aborda desenvolvimento e financiamento de campanhas

 

>>> Terceirização pauta debate sobre agenda política