Facilitar o acesso dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo ao primeiro contato com a profissão é o principal objetivo da parceria que o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) vai firmar com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O convênio, que será assinado nesta quarta-feira (3 de junho), deve aumentar a oferta de vagas de estágio aos universitários e melhorar a qualidade da mão-de-obra no setor, por meio da qualificação.

 

“Esse é um importante passo que damos dentro do nosso trabalho, que inclui prestar apoio aos estudantes de Arquitetura. Será uma preciosa maneira de garantir a qualificação necessária para mais tarde esses alunos se tornarem excelentes profissionais”, avalia Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP. Para ele, essa ação com o CIEE irá fomentar ainda mais a abertura de oportunidades de estágio no segmento.

 

A parceria funcionará da seguinte forma: o SASP abrirá canais de acesso para os interessados fazerem suas inscrições às vagas disponíveis no CIEE. O cadastro poderá ser efetuado pela Internet, em ferramentas que o sindicato colocará à disposição em seu site. Além disso, funcionários do sindicato serão treinados para prestar atendimento aos estudantes na sede, em São Paulo, e nas suas duas regionais, em Campinas e Ribeirão Preto.

 

“Esses técnicos do SASP vão tirar dúvidas e fazer as inscrições dos estudantes que comparecerem em nossas unidades. Esse contato é importante para que os futuros estagiários esclareçam tudo relacionado à sua futura carreira”, antecipa Maurilio.

 

Ainda dentro dessa parceria, o CIEE ficará responsável por oferecer as vagas e por captar novas oportunidades de estágio junto às empresas e prestadoras de serviço do segmento. O centro também acompanhará o estagiário nos locais de trabalho para saber se a legislação sobre o estágio vigente é devidamente cumprida. Paralelamente, o CIEE oferecerá cursos gratuitos de qualificação como forma de ampliar a qualificação profissional dos estudantes.

 

Com esse trabalho conjunto, SASP e CIEE esperam ampliar a possibilidade dos estudantes de arquitetura de aprender na prática os meandros da profissão, seja nas empresas, escritórios do segmento e em outros estabelecimentos que necessitem de um estagiário em Arquitetura.