O presidente da FNA, Jeferson Salazar, prestigiou nesta quinta-feira (11 de junho) homenagem da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ao arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro, falecido em fevereiro deste ano. Na ocasião, foi concedida a Comenda Dois de Julho (in memorian), a mais alta condecoração do Poder Legislativo baiano, por sua contribuição à luta pela reforma urbana e à política na Bahia e no Brasil.

 

Receberam a homenagem os familiares de Zezéu: a mãe, Jane Ribeiro, de 92 anos; a esposa Lola Ribeiro, com que Zezéu foi casado durante mais de 50 anos; os três filhos – Cláudio, Adriano e Julia; e a neta Vanessa. ‘São gratificantes as manifestações que recebemos de amigos ora de saudade, ora de força. Zezéu tinha a consciência de que podia fazer sempre mais e melhor. Veio ao mundo para transformar e se deixar transformar”, comentou Lola Ribeiro.

 

Em seu discurso, Salazar destacou a atuação de Zezéu no campo da política, da reforma urbana, da educação, da cultura e dos direitos sociais, além da importante contribuição à profissão que ele abraçou e tanto fez por ela. “O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar – essa frase de Oscar Niemeyer me parece que era seguida por Zezéu, na luta por cidades mais justas e abrindo novos horizontes através de sua atuação como arquiteto, urbanista e homem público”, testemunhou Salazar.

 

Também estavam presentes amigos de Zezéu, autoridades acadêmicas, lideranças e prefeitos, além de movimentos populares do Interior da Bahia. A proponente do reconhecimento foi a deputada Maria del Carmen, que propôs o reconhecimento. Ela aproveitou a ocasião para anunciar que indicou ao governador da Bahia, Rui Costa, que o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras receba o nome de Zezéu Ribeiro. “Mais uma homenagem necessária para eternizar a história de quem lutou tanto por inclusão nesta cidade, por cidades mais justas”, justificou.

 

A Comenda 2 de Julho foi instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil, ou seja, para pessoas com papel de destaque no cenário político e para a cidade e a sociedade de uma forma geral. Arquiteto por formação, Zezéu foi militante do Partido dos Trabalhadores e sempre esteve presente nas lutas pelos ideais democráticos e pela reforma urbana.