O Museu da Casa Brasileira inaugura nesta quinta-feira (18 de junho), às 19h30, em São Paulo, a exposição Casas – morada das almas. Fruto de dez anos de pesquisa da fotógrafa Zaida Siqueira na documentação de técnicas construtivas ancestrais utilizadas nas diferentes regiões do Brasil, a mostra é composta por fotografias, maquetes, instalações e arquivos audiovisuais que apresentam fórmulas tradicionais de edificação, suas variações e adaptações. A exposição fica em cartaz até o dia 9 de agosto, com entrada franca.

 

No desenvolvimento deste projeto, Zaida Siqueira percorreu 20 estados brasileiros registrando a sabedoria do homem ao lidar com a natureza para edificar sua casa, manuseando a terra, as pedras e a madeira. Ao estabelecer semelhanças de acordo com características climáticas e de solo, ela observou os aspectos da flora e da fauna. Confira, abaixo, de que forma está estruturada a exposição:

 

– As fotos revelam aspectos curiosos da construção das casas brasileiras como o uso de elementos como cupinzeiros socados e açúcar mascavo; seis instalações criadas pelo engenheiro civil Felipe Pinheiro, nas quais pedaços de muros semi-prontos ilustram a estrutura interior das construções;

 

– Duas maquetes, uma de edificação de palafita no Acre e outra, feita em pau a pique, do Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes, que evidencia o emprego de troncos em curva, comum nos portais de entrada das antigas residências de reis no Japão;

 

– Seis arquivos audiovisuais que integram a série documental de episódios “Habitar Habitat”, produzida em 2013 por Paulo Markun e dirigida por Sérgio Roizenblit, abordando habitações brasileiras que trazem de volta a taipa de pilão, o pau a pique, o adobe, palhoças, palafitas e trançados para cobertura vegetal, feitos com materiais como bambu e palha.

 

O Museu da Casa Brasileira fica na avenida Faria Lima, 2705, em São Paulo. Confira evento no Facebook.