O Hotel Reis Magos, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Natal (RN), permanece alvo de disputa pelo tombamento ou demolição. A preservação do edifício, fechado há 20 anos, tem mobilizado profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, além de coletivos e a sociedade. A discussão envolve decisões da Justiça e Ministério Público. 

 

Esta semana, o engenheiro-civil Arthur Percínio, representante do grupo empresarial Hotéis Pernambuco, proprietário do edifício, negou que esteja sendo realizado estudo de viabilidade técnica para verificar se é economicamente viável um novo projeto para a área do Hotel Reis Magos sem a demolição do prédio.

 

Em entrevista por telefone ao Novo Jornal, o executivo pernambucano evitou se aprofundar no assunto, mas afirmou que a empresa está brigando na Justiça para obter a licença de demolição. “Enquanto não sair a decisão judicial, não podemos fazer nada, mas no dia que o juiz me der a autorização, no outro dia eu derrubo o hotel”, afirmou Percínio.

 

Embora o engenheiro tenha informado que não há previsão de data para anunciar o que será feito com a estrutura do prédio, a Secretaria de Turismo de Natal, no entanto, disse que espera agendar no final do mês uma nova reunião com o grupo Hotéis Pernambuco para que apresente à prefeitura o projeto do empreendimento comercial que pretende erguer na área.

 

Em outubro do ano passado, porém, o presidente do grupo Hotéis Pernambuco S/A, José Pedroza, apresentou uma proposta de construir um grande centro comercial na área. O empreendimento anunciado contaria com 220 lojas e um estacionamento subsolo com 300 vagas. O grupo estimou, à época, que o projeto custaria algo em torno de R$ 30 milhões.

 

O arquiteto e urbanista Vinicius Galindo, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte (Sinarq-RN) e conselheiro fiscal da FNA, lamenta a omissão da Prefeitura na responsabilidade de participar da decisão a respeito do futuro do Hotel Reis Magos. “Temos que continuar com as lutas, pois o descaso do município parece ser total sobre o patrimônio e o planejamento urbano”, diz Galindo.

 

Veja todas as notícias publicadas no site da FNA sobre o Hotel Reis Magos:

 

>>> 09/06/2015 – MPF/RN recorre por demolição do Hotel Reis Magos

 

>>> 03/04/2015 – Justiça do RN dá sentença que impede a demolição do Hotel Reis Magos

 

>>> 02/04/2015 – Aula aberta vai discutir o valor patrimonial da Arquitetura Modernista

 

>>> 30/03/2015 – Manifestação pelo Hotel Reis Magos reuniu mais de 100 pessoas

 

>>> 27/03/2015 – Natal mobilizada pela preservação do Hotel Reis Magos

 

>>> 25/03/2015 – Fim de semana de mobilização pelo Hotel Reis Magos em Natal


>>> 24/03/2015 – Hotel Reis Magos: descascando o debate superficial do Patrimônio Cultural


>>> 13/03/2015 – Sinarq-RN abre ofensiva pela preservação do Hotel Reis Magos