Os rumos dos sindicatos e de que forma a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) pode auxiliar nesta caminhada foram abordados neste fim de semana (4 e 5 de julho), em Florianópolis (SC), durante o 1º Encontro Regional de Sindicatos dos Arquitetos – Região Sul (ERSA Sul). A necessidade de aprimorar o planejamento político e financeiro também permearam as discussões. O evento contou com a participação dos dirigentes dos sindicatos de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Ficou definido que o próximo ERSA Sul será em Porto Alegre, com previsão de ocorrer em abril ou maio de 2016, em data a ser agendada. Até lá, os sindicatos dos três estados da região vão trabalhar na elaboração de metas em várias esferas, como arrecadação e profissionalização, por exemplo, para desde já começar a acompanhar resultados que serão apresentados no próximo encontro. A realização de encontros regionais será apresentada à FNA como uma diretriz a ser seguida em todas as regiões do país.

 

“Precisamos rever o modelo de relação dos sindicatos com os profissionais”, destaca a presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), Fernanda Simon Cardoso. A partir do encontro, será elaborado documento com os principais pontos a serem revistos e possíveis mudanças a serem implementadas. Fernanda acrescenta que a iniciativa é uma forma de encaminhar demandas ao ENSA, realizado anualmente em novembro.