A Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, Bahia, aprovou o nome de José Eduardo Ribeiro, o Zezéu, para receber a Medalha Thomé de Sousa. Ex-presidente do Sindicato dos Arquitetos e do IAB da Bahia, o arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro também foi vereador em Salvador e deputado federal pelo PT baiano. A notícia sobre a homenagem póstuma foi publicada na quarta-feira (15 de julho) no Diário Oficial do Legislativo soteropolitano. A honraria será entregue à família em data ainda a ser definida.

 

Guerreiro pela reforma urbana e por cidades justas, Zezéu foi um dos parlamentares responsáveis pela tramitação do projeto de lei que transformado em lei criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Ele também foi responsável pela criação da lei de Assistência Técnica e pela lei que criou o Estatuto da Metrópole. Zezéu faleceu em fevereiro deste ano, em São Paulo.

 

A Medalha Thomé de Sousa é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Salvador. Thomé de Sousa foi um militar e político português, o primeiro governador-geral do Brasil (1549 a 1553), que colaborou na construção de Salvador.