Representantes de mais de 50 entidades da sociedade civil reuniram-se na última quinta-feira (13/8) com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, para fazer um ato pela democracia e de apoio a ela. O encontro foi proposto pelas centrais sindicais e demais movimentos sociais. Cerca de 1.500 pessoas foram inscritas para o evento, denominado Diálogo com Movimentos Sociais Brasileiros. O presidente da FNA, Jeferson Salazar, participou do ato no Palácio do Planalto.
Apesar de cada grupo ter a sua pauta específica, o objetivo comum foi apoiar a presidenta em um momento de crise política e econômica, além de reconhecer a importância dos movimentos sociais na definição das políticas do país e fortalecimento da democracia. “Estamos vivendo um momento político delicado nesse país; temos problemas econômicos, políticos, de representação. Uma ação dessa natureza pode construir laços, tirar saídas, construir ações para fortalecer a democracia e fortalecer o diálogo social”, disse Rosane Bertotti, secretária de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Deuzília Pereira da Cruz, que participa do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, viajou de Goiânia a Brasília para participar do ato. “Agora é a hora de os movimentos sociais se unirem num só objetivo: unir forças para por abaixo o Fora Dilma, que estão organizando. Estamos aqui para dizer Fica Dilma”, disse.