A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato participa este mês de ampla agenda de debates que fazem parte dos eventos de lançamento do seu livro Para Entender a Crise Urbana. Nesta terça-feira (18/8), ela estará a partir das 19h na Livraria Expressão Popular (rua da Abolição, 201, bairro Bela Vista), em São Paulo. Segundo Ermínia, os textos foram adaptados para a leitura de militantes não acadêmicos.

 

O principal objetivo da obra é contribuir para a erradicação do “analfabetismo urbanístico”, provocando reflexões teóricas e políticas que auxiliem a compreensão da lógica de funcionamento e de organização do espaço urbano a partir da perspectiva da luta de classes. Esta se dá entre o capital imobiliário, industrial e financeiro que conta com o apoio do Estado e da mídia, e o trabalho cuja força reside na organização e na luta popular.

 

>>> Confira a sinopse completa

 

A obra, da Editora Expressão Popular, é composta por três artigos e uma entrevista. A publicação é marcada por uma perspectiva clara – visível também em toda trajetória política e teórica da autora: a de que com o desenvolvimento do capitalismo gesta-se uma “crise urbana”, cuja saída só pode ser pensada e realizada a partir da luta dos trabalhadores.


Saiba mais sobre a autora

 

Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.

 

É professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde defendeu mestrado, doutorado, livre docência e aprovada em concurso para professora titular. Foi fundadora do LABHAB- Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP em 1997.

 

Como ativista política foi escolhida para defender a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular junto à Assembleia Constituinte do Brasil em 1988. Atualmente é Profa. Visitante do Instituto de Economia da Unicamp e Profa. Colaboradora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais.

 

Confira a agenda de debates com a professora Erminia Maricato

sobre o livro Para Entender a Crise Urbana:

 

18/8 – Livraria Expressão Popular

24/8 – Curso Formação Pastoral, Polis

26/8 – CECUT – Congresso Estadual da CUT – Águas de Lindóia

23/9 – Encontro Internacional Espaços Culturais Urbanos – SESC Bela Vista