O Ministério das Cidades anunciou nesta quinta-feira (20/8) a construção, no Rio de Janeiro, do primeiro condomínio sustentável do Programa Minha Casa, Minha Vida. O planejamento e execução da obra será por meio do uso de técnicas e intervenções adotadas pela Alemanha. “A parceria com a Alemanha permitirá adotarmos soluções de ventilação, iluminação e painéis solares, incorporando, assim, o conceito de sustentabilidade nessas construções”, explicou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Ele esteve reunido com representantes do governo alemão para discutir projetos de cooperação na área de eficiência energética.
A possibilidade de concessão de financiamento para a instalação de painéis solares nas unidades do Minha Casa, Minha Vida foi discutida com o ministro federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Gerhard Müller. Em conversa com a ministra do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, Barbara Hendricks, a pauta foi novos acordos sobre resíduos sólidos urbanos e eficiência energética na distribuição de água e em mobilidade urbana.
“Iniciamos um entendimento com a ministra Barbara Hendricks para que a gestão do lodo fosse fruto de um novo convênio. A receptividade à proposta foi muito boa. Acredito que vamos iniciar esse trabalho conjunto em curto prazo”, disse o ministro das Cidades. Também foi conversado sobre a eficiência energética na mobilidade urbana com alternativa de minimizar a importância da utilização de veículos nos grandes centros urbanos. Segundo Müller, uma das preocupações é com relação às migrações para as cidades.
Ao final do encontro, em Brasília, Kassab foi convidado a visitar a Alemanha, com o objetivo de identificar ações adotadas por aquele país que possam ser aplicadas no Brasil e para participar da reunião preparatória do Habitat III, evento organizado pelas Nações Unidas. O ministro brasileiro confirmou a intenção de viajar a Alemanha durante o período desse encontro que será realizado em Berlim.