Para ampliar a série de debates envolvendo a sétima arte aliada à Arquitetura e Urbanismo, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) firmou uma parceria com outras entidades para a criação do Cineclube Antonio Maluf. A iniciativa prevê uma programação que, até o final de 2015, será dividida em três ciclos de três filmes cada. Os temas a serem abordados em cada ciclo são: caos urbano, realidade e utopia. Ao final de cada filme, haverá um debate. O lançamento do Cineclube ocorre nesta terça-feira (25/8), às 19h, em São Paulo.

 

Esta é uma iniciativa conjunta com o Grupo de Cineclubistas Baixo Augusta e a Associação de Engenheiros e Arquitetos Municipais (SEAM), que cedeu o seu auditório, na região central da capital paulista, para a realização das atividades. O filme de estreia é O Invasor, do cineasta Beto Brant. Logo após a exibição, haverá debate com Kim Doria, bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Cinema, e João Luiz de Brito Neto, cineasta e cineclubista. O primeiro discorrerá sobre o filme, o segunda falará do movimento cineclubista e da formação do Cineclube Artista Plástico Antônio Maluf.

 

As sessões serão realizada sempre às terças, com entrada gratuita. Podem participar arquitetos, engenheiros e o público amante de bons filmes. Ao final de cada ciclo, também ocorrerá um debate para analisar o tema, sempre relacionado com a Arquitetura como também aos aspectos do cinema. “Quem participar de todo o ciclo inclusive da roda de discussão, receberá um certificado de participação. O interessante é que esse diploma poderá ser apresentada pelos arquitetos e engenheiros da Prefeitura de São Paulo para contagem de pontos no seu prontuário, dentro da promoção de carreira”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SASP, Victor Chináglia Júnior, um dos responsáveis pela iniciativa.

 

O dirigente destaca ainda que esse trabalho faz parte do processo do SASP de se aproximar cada vez mais da categoria, desta vez com o estímulo à cultura. “Por outro lado, esses debates vão mostrar a importância do arquiteto dentro da nossa sociedade”, acrescenta. Chinaglia comenta sobre a localização do cineclube, que fica numa região onde por muitos anos se manteve o movimento Boca do Lixo. Ele recorda que, entre a década de 60 e fim dos anos 80, o Centro de São Paulo era um reduto do cinema nacional independente, que tinha uma clara proposta autoral, criando dramas, comédias e até filmes de ação recheados de erotismo. “É muito bom viabilizar essa iniciativa numa parte da cidade que remete a um movimento importante do cinema brasileiro. Isso valoriza mais esse trabalho”, avalia.

 

Quem foi Antonio Maluf

 

Antonio Maluf (1926-2005) foi um artista plástico brasileiro e é considerado um marco do design gráfico no país. Em 1951, ele venceu o concurso para o cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Em suas obras, Antonio Maluf utilizava vários suportes e realizava pinturas murais e elementos modulares. Por conta disso, atuava sempre em colaboração com diversos nomes da Arquitetura no Brasil, entre eles Vilanova Artigas (1915-1985).

 

Serviço:

 

Lançamento do Cineclube Antonio Maluf

 

Quando: terça-feira, 25 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da SEAM
Endereço: Avenida Ipiranga, 318, Bloco A, 1º andar, República, São Paulo – SP
Filme: O Invasor

 

SINOPSE

 

Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.