O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) realiza nesta segunda-feira (31/8) uma assembleia extraordinária conjunta para definir as próximas mobilizações contra a falta de avanço nas negociações da campanha salarial dos arquitetos das empresas de consultoria. A ofensiva volta a ser lançada porque o impasse continua em relação ao reajuste. A entidade que representa as empresas do setor insiste em conceder um repasse de 7,21%, que é abaixo da inflação do período, enquanto a categoria pede a reposição das perdas mais aumento real de 5%.

 

A assembleia ocorre a partir das 18h30, na sede do Sindicato dos Químicos, na região central de São Paulo. Na ocasião, a categoria analisa a contraproposta do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) que, além do índice abaixo da inflação, quer dividir o aumento em duas parcelas. A primeira delas seria retroativa a maio e a outra para novembro próximo. O SASP considera a proposta abaixo da inflação um retrocesso, já que nos anos anteriores as empresas do setor concederam aumentos aos profissionais do setor.

 

“O Sinaenco não nos dá outra alternativa senão a mobilização, pois insiste em manter um reajuste abaixo das perdas. É preciso garantir direitos”, avalia Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP. A última negociação entre o SASP e o Sinaenco foi feita no dia 18 de julho. Além do reajuste e do aumento real, a categoria reivindica um piso salarial de R$ 7.200,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, uma participação nos lucros e um auxílio alimentação de R$ 30,80, cujo valor é subsidiado totalmente pela empresa.

 

A assembleia extraordinária faz parte da campanha salarial dos arquitetos que o SASP organiza neste ano no setor privado e nas repartições públicas, dentro do trabalho de se aproximar cada vez mais da categoria. Nas empresas de consultoria, a mobilização é feita em conjunto com os sindicatos ligados aos geólogos, tecnólogos, sociólogos, químicos, químicos industriais, engenheiros químicos e dos técnicos industriais.

 

Além das empresas de consultoria, essa mobilização também acontece na Prefeitura de São Paulo, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na capital paulista.

 

Serviço:

 

Assembleia extraordinária dos arquitetos das empresas de consultoria

 

Quando: segunda-feira, 30 de agosto

 

Horário: a partir das 18h30

 

Local: sede do Sindicato dos Químicos

 

Endereço: Rua Líbero Badaró, 152, 14º andar, Sé, São Paulo – SP