O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Artes Visuais (LAU/FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem, de 2 a 9 de outubro, a oficina de capacitação Inventários de Arquitetura Moderna. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, terça-feira. O investimento é de R$ 50,00.

 

Considerando a importância das ações de inventário para a preservação do patrimônio material das cidades, a oficina oferece uma oportunidade prática de introdução ao assunto. Entre os objetivos da capacitação está desenvolver noções básicas na identificação e reconhecimento do patrimônio arquitetônico, através da elaboração de inventário de bens verificados.

 

O público-alvo são arquitetos e estudantes interessados em arquitetura e patrimônio histórico edificado. De caráter eminentemente prático, a metodologia envolve a construção coletiva por meio da aprendizagem-ação, a partir de problematização de um caso específico: o patrimônio arquitetônico moderno produzido nas primeiras décadas de construção e consolidação da cidade de Goiânia (1930-1970).

 

>>> Veja como fazer sua inscrição

 

Entre as atividades propostas, está o registro gráfico e fotográfico no que se refere à linguagem e tipologia, estado de conservação e preservação, e relação com o entorno urbano imediato; o mapeamento dos bens identificados no Google Earth; e a elaboração de fichas de inventário seguindo a metodologia do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do IPHAN.

 

Os professores que ministram a oficina são os arquitetos e urbanistas Eline Maria Moura P. Caixeta, doutora em História da Arquitetura e da Cidade pela Universitat Politecnica de Catalunya com especialização em Arte e Cultura Barroca; e José Artur D’Aló Frota, doutor em Estética e Teoria da Arquitetura Moderna pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, na Espanha, ambos da UFG.

 

As arquitetas e urbanistas Beatriz Otto Santana e Dafne M. de Mendonça, ambas do IPHAN-GO, e Lívia Maria P. S. Moreira, da UFG, estão estre os técnicos que participam da oficina. A carga horária é de 30 horas, e os encontros ocorrerão das 13h30 às 17h30, com exceção do sábado (3/10), das 8h30 às 12h30, na Faculdade de Artes Visuais da UFG (Av. Esperança, s/n, Campus Samanbaia) em Goiânia.