A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) informa que os profissionais que possuem plano de saúde da Unimed Paulistana por meio do convênio da entidade com a Qualicorp podem fazer a transferência de operadora. No dia 2 de setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que Unimed Paulistana repasse sua carteira de clientes para outras empresas em até 30 dias.
“A FNA já assinou a autorização para a Qualicorp transferir os arquitetos e urbanistas que tem o plano pela FNA, caso façam esta opção, para outro convênio sem carência”, tranquiliza o presidente da FNA, Jeferson Salazar, destacando que há uma grande ansiedade dos arquitetos em São Paulo com o atendimento em função da situação econômica da Unimed Paulistana.
Uma das opções oferecidas pela Qualicorp é a migração para a Unimed Fesp. “Conseguimos negociar uma tabela muito parecida, sem grande impacto de rede e de preço”, destaca Cecilia Cavalheiro, superintendente de Relacionamento da Qualicorp. Pelo acordo, os consumidores que fizerem a troca não vão precisar cumprir carência no plano novo.
Quem desejar fazer a portabilidade para outra operadora terá outras alternativas. Dúvidas podem ser esclarecidas no site www.qualicorp.com.br ou pelos telefones 4004-4400 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 16 2000 (demais regiões).
O acordo entre Qualicorp e Unimed Fesp se antecipa às providências que terão de ser tomadas pela Unimed Paulistana. No total, a medida afeta cerca de 744 mil consumidores. Desse total, 160 mil adquiriram planos de saúde coletivos por adesão por meio da Qualicorp.
Em comunicado aos clientes, a Unimed Paulistana esclarece que, em conformidade com a determinação da ANS, garantirá o atendimento a seus beneficiários durante o período de transição, até que seja definido para qual operadora repassará a sua carteira de clientes. A Unimed Paulistana ressalta ainda que teve decretada a alienação de carteira e não sua falência ou liquidação.