O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SARGS) recebe, até o dia 15 de outubro, indicações de profissionais para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015. Qualquer pessoa ou entidade pode indicar nomes de arquitetos e urbanistas para concorrer a qualquer uma das categorias, bem como indicar obras, ações ou trabalhos de destaque.

 

O reconhecimento será nas modalidades Arquiteto e Urbanista do Ano: trajetória profissional, Arquiteto e Urbanista do Ano: jovem profissional e Obra, Ação ou Trabalho destaque do Ano. As indicações podem ser entregues pessoalmente na secretaria do SAERGS, remetidas ao sindicato por via postal (Rua José do Patrocínio, 1197 – Porto Alegre – CEP 90050-003) ou enviadas pelo e-mail saergs@saergs.org.br. O material devem conter texto com argumentação justificativa da indicação.

 

>>> ACESSE REGULAMENTO DO PRÊMIO

 

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 é uma promoção oficial do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul e ocorre desde 1996. A finalidade da premiação é promover o trabalho desempenhado por arquitetos e urbanistas do RS, promover a profissão de Arquitetura e Urbanismo, reconhecer a carreira de profissionais do estado e envolver a categoria na escolha do profissional mais destacado e mais representativo.

 

SOBRE O ARQUITETO E URBANISTA DO ANO SAERGS

 

A premiação foi criada em 1996, durante a gestão presidida pelo Sérgio Horst e foi idealizada por André Huyer, à época primeiro diretor secretário. A intenção era laurear o arquiteto de maior destaque do ano e trazer mais visibilidade para a profissão. O primeiro Arquiteto do Ano foi o profissional Alberto Giuseppe Pio Adomilli, escolhido por ter seu trabalho vencedor do concurso público nacional de arquitetura Porto dos Casais.

 

Posteriormente, ano a ano, a premiação foi sendo repetida, tendo sido interrompida de 2007 a 2010. Em 2011, a premiação foi retomada e passou a se chamar Arquiteto e Urbanista do Ano, em função da Lei 12.378/10, que criou o CAU, e regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Outra mudança veio em 2013, quando o prêmio passou a ser conferido por categorias. São elas: Categoria Trajetória Profissional, Categoria Jovem Profissional e Categoria Obra, ação ou trabalho destaque.

 

Confira quem já recebeu o troféu do prêmio:

 

1996: Alberto Giusepe Pio Adomilli
1997: Franscico Pedro Bopp Simch
1998: Cesar Dorfman
1999: Claudio Luiz Gomes de Araújo
2000: Moacyr Moojen Marques
2001: Emil Achutti Bered
2002: Carlos Maximiliano Fayet
2003: Clovis Ilgenfritz da Silva
2004: Dalton R. Pacheco Bernardes e Julio Collares
2005: Ireneu Breitmann
2006: Edegar Bittencourt da Luz
2011: Ivan Gilberto Borges Mizoguchi
2012: Célia Ferraz de Souza
2013:
– Categoria Trajetória Profissional: Vera Fabrício de Carvalho
– Categoria Jovem Profissional: Camila da Rocha Thiesen
– Categoria Obra, ação ou trabalho destaque: Projeto de Extensão Arquitetura e Comunidade, Faculdade de Arquitetura, FEEVALE
2014:
– Categoria Trajetória Profissional: Júlio Nicolau Barros de Curtis
– Categoria Jovem Profissional: Carolina Flach Souza Pinto
– Categoria Obra, ação ou trabalho destaque: Emilio Merino Dominguez e o deputado estadual, arquiteto e urbanista Vinicius De Tomasi Ribeiro, pelo trabalho e ação de discussão de política estadual de mobilidade urbana, que resultou na elaboração da PL66/2013.

 

>>> VEJA COMO FOI A ÚLTIMA EDIÇÃO DA PREMIAÇÃO