A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados homenageou esta semana o arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro. Por sua atuação de destaque, ele recebeu homenagem especial in memoriam na cerimônia de entrega do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, realizada nesta terça-feira (13/10), em Brasília, durante o III Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes.

 

A homenagem contou com a presença da esposa (viúva) de Zezéu, Lola Medeiros Neto Ribeiro. O presidente da CDU, deputado Julio Lopes, destacou o trabalho do deputado Zézeu na Comissão. “Não posso deixar de falar da minha admiração pela atuação do meu amigo Zezéu com quem tive a oportunidade de conviver e lembrar a ‘grande’ Conferência das Cidades idealizada e realizada sob a coordenação dele”, afirmou.

 

Zezéu Ribeiro foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados em 2007, onde permaneceu por dois mandatos. A atuação política do deputado foi pautada por questões municipalistas de grande relevância, como a criação do Ministério das Cidades, em 2003. Zezéu Ribeiro também coordenou a bancada do Nordeste fortalecendo a luta dos nordestinos por melhorias sociais. Na Câmara dos Deputados, onde exerceu mandato de 2003 a 2014, também se destacou por meio de proposições sobre questões de moradia e superação das desigualdades regionais.

 

Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

 

Na categoria personalidades, foram agraciados o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, arquiteto e urbanista Jaime Lerner; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. De acordo com o presidente da CDU, deputado Júlio Lopes, o objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

 

Na categoria entidades ou instituições, foi reconhecido o programa “Cidades e Soluções” veiculado pelos canais TV Futura e Globonews e apresentado pelo jornalista André Trigueiro. Outros destaques foram a Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), indicada por conta do Programa de Regularização Fundiária do Estado de Goiás; e a empresa Riocard, que implantou bilhete único para o transporte público na região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Aos agraciados foi entregue um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lucio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier. Instituído pela Câmara dos Deputados no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano (Resolução 8/2015) no dia 1º de junho de 2015, esta foi a primeira edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, que será conferido anualmente.

 

PLENÁRIO 16 RECEBE O NOME DE “ZEZÉU RIBEIRO”

 

No começo de outubro a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, designar o Plenário 16 como Plenário Zezéu Ribeiro. No local, acontecem as reuniões da CDU, da qual o Zezéu foi presidente em 2007. Com a homenagem, agora o nome de José Eduardo Vieira Ribeiro, o Zezéu, fica registrado definitivamente nessa casa de leis. Também arquiteto e urbanista, faleceu no início de 2015.

 

“Se hoje temos a oportunidade de ver que aqueles que mais precisam tem habitação, isso se deve, em parte, à luta de Zezéu Ribeiro”, afirmou emocionada a deputada baiana Moema Gramacho, autora da proposta.

 

Zezéu Ribeiro, o arquiteto da cidadania, contribuiu com muitas ações legislativas em prol da moradia, da habitação de interesse social. Participou de grandes lutas para que, cada vez mais, as cidades se tornassem sustentáveis.

 

Atuante nos debates sobre reforma urbana, foi relator da PEC 150, de 2003, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas do Município e dos Estados para a garantia de moradias sociais. Zezéu foi responsável pela definição do aluguel social, que tanto beneficia a população carente no país.

 

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Zezéu tinha pós-graduação em Gestão Ambiental. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, do IAB-BA e membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).