A trajetória do político e engenheiro Rubens Paiva, dado como desaparecido durante a ditadura militar, é contada por meio de painéis com textos e fotos na exposição Rubens Paiva, presente! que abre nesta terça-feira (3/11), às 14h, no saguão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A mostra é uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e do vereador Reimont.

 

A exposição faz parte de um circuito itinerante que pretende percorrer bairros, universidades e centros culturais. Como engenheiro civil, Rubens Paiva projetou diversas obras de referências nacionais de habitação popular. Ficou conhecido pela defesa implacável da democracia e da soberania nacional. Em 1962, foi eleito deputado federal por São Paulo, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

 

Para o vereador Reimont, o desaparecimento de Rubens Paiva não pode cair no esquecimento. “A exposição Rubens Paiva, Presente! cumpre o papel de manter acessa em nossa memória o trágico desaparecimento de um defensor da democracia, além de lembrar a sua contribuição profissional”. A mostra poderá ser visitada até o dia 13 de novembro, das 9 às 17h.

 

Um busto em bronze, do escultor Edgar Duvivier, na Praça Lamartine Babo, na Rua Barão de Mesquita, e outro na estação do metrô engenheiro Rubens Paiva (linha 2), no Rio de Janeiro, homenageiam Rubens Paiva.

 

Serviço:

Evento: Rubens Paiva, Presente!

Local: Saguão da Câmara Municipal do Rio

Endereço: Praça Floriano, s/n – Cinelândia – Centro

Entrada franca.

 

Clique aqui para saber mais sobre os lugares por onde a exposição itinerante Rubens Paiva, Presente! já passou.