Após as premiações da manhã desta quinta-feira (26/11), foi a vez dos estudantes ganharem voz nas apresentações do ENSA 2015. Os vencedores do 9º Concurso Nacional de Ideias (CNI) para Reforma Urbana fizeram um breve relato dos trabalhos aos arquitetos e urbanistas, profissionais e lideranças presentes.
A primeira apresentação foi feita pela estudante Mariana Simaes da Costa que, junto dos colegas, Camila de Oliveira Ghendov, e Vinicius Kuboyama Nakama, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, elaboraram o trabalho À Margem: a legitimidade da ilegalidade. O estudo detalha as áreas de ocupação no centro de São Paulo.
O segundo trabalho, defendido por Roney Matsumura Pessoa, da PUC – Campinas, é denominado Proposta Bairro: Urbano + Produção Agrícola e resume um modelo de cidade onde a produção agrícola é valorizada na composição arquitetônica e todas as edificações são pensadas para integrar a produção a boas condições de moradia.
Por fim, a estudante Mariana Caires Souto, da Universidade de São Paulo, apresentou o projeto Reabilitação de edifício para habitação popular aplicado a um edifício no centro de São Paulo. O local, hoje ocupado por 66 famílias, foi alvo de estudo do grupo e colocou luz sobre importantes aspectos da comunidade.
CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS DO 39º ENSA:
-
Deputado Busato fala sobre legislação no ENSA
-
Movimento social presta auxílio à comunidade em Minas
-
Arquitetos debatem resultados da Comissão da Verdade
-
Emoção e homenagem a Zezéu Ribeiro na abertura do ENSA
-
-
Sindarq/MS premia ex-dirigentes
-
Livro destaca impacto das remoções no Rio
-
Comitê elabora matriz das ocupações no DF
-
Soluções Urbanas é exemplo de promoção da saúde nas moradias
-
Codhab apresenta case do Distrito Federal
-
Usina defende projeto como problematizador da habitação social
-
MCMV Entidades é foco de política social efetiva
-
FNA articula ação pelo Minha Casa, Minha Vida 3
-
Seminário nacional defende mudanças no Minha Casa, Minha Vida